segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Usabilidade em Códigos

O código é a engenharia completa de um site, sem ele não existe site, isso é um fato!
Ter um código limpo, não é necessariamente, ter um site 100% rodando sem erros, até porque, o erro não precisa ser “visualmente” constatado.

Mesmo que seu site seja homologado muitas vezes por você mesmo, sempre passa alguma coisa que sua mente cansada não visualizou, ou simplesmente, deixou para resolver o tal erro, mais tarde e no final, não resolveu.
Use a cabeça, quer dizer, use mais mentes a seu favor. Fazer testes de estresses (que é forçar os erros acontecerem) no seu código ajuda a sanar os erros que restaram, mais não quer dizer que foram todos resolvidos.

Pessoas que nunca visualizaram seu site ou seu código podem ajudar nessa tarefa. Veja algumas coisas que nunca poderão acontecer em seu site:

1. Já imaginou um usuário entrar em um site, e clicar em um link que não vai para lugar nenhum? Complicado isso, é estressante! Para que tem a tal da “mãozinha” se não te leva a lugar algum?

2. Site que demora de carregar. Isso realmente mata. Você acha que é pouco tempo, mais para o usuário esperar mais de 10 segundos para seu site carregar, é uma eternidade. Otimize seu código, suas imagens, e o conteúdo do texto pode também ser otimizado. Pense nisso!

3. Tipografia! O que é isso? São as fontes usadas em seu site. Certo! Fontes? Não use tantas fontes em seu site, duas no máximo, para que ter um carnaval de fontes de vários tipos e de vários tamanhos? Foque na usabilidade.

4. Formulários. Essa palavra realmente desanima seu usuário. Nome, e-mail, telefone, celular, CPF, endereço, bairro, cidade, estado... Nossa! Quanta coisa! Você mesmo iria preencher isso tudo? Otimize esses campos. O usuário odeia digitar muito, somos preguiçosos na internet, não podemos gastar muito tempo.

Essas dicas podem te ajudar a ter um código mais limpo e ter uma boa usabilidade em seu site. Pesquise mais sobre usabilidade, as empresas hoje em dia procuram profissionais que tenham uma mente aberta para customizar sites antigos!

Por: Thiago Simões

Nenhum comentário:

Postar um comentário