segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Comunidades Virtuais e sua Moderação

Comunidades Virtuais vem a ser grupos de pessoas que tem um comportamento, atitude, gosto musical entre outras coisas em comun e se juntam pela internet para a troca de informações sobre o determinado tema.

Uma curiosidade é que a maioria dessas comunidades se formam fora da internet e se intecificam com a entrada de muitos membros pela web.

Com um bom tempo no ar, a comunidade pode se tornar um site que funciona como um portal, estimulando a interação dos seus associados.

Um assunto importante que deve ser lembrado é a moderação que se baseia no controle das contribuições dos membros da comunidade, ou seja, o ajuste, ou até mesmo exclusão dos artigos que não se adequam a natureza da comunidade.

Atenção, MODERAÇÃO NÃO É CENSURA.

Existem dois tipos de moderação :

A priori - Consiste em ajustar uma a uma as contribuições dos membros antes de ser publicada;
Posteriori - Consiste em aceitar todas as contribuições e alterá-las depois de publicadas;

O moderador é a pessoa responsável pela troca adequada de informações dos membros da comunidade, nada impede que o própio seja um membro também. Assim, com uma boa moderação, a comunidade terá uma boa organização e um bom funcionamento de acordo com seus requerimentos.


- Paulo Sérgio.

Um comentário:

  1. As redes sociais são ferramentas necessarias para a interação de pessoas, pois as mesmas no corre corre do dia a dia, não tem tempo para ver ou sair com seus amigos, e alem disso elas agilizam as pesquisas por assuntos necessarios.

    Quanto a moderação, Verdade, moderação não é censura, mas é algo que reprime certas atitudes ou pensamentos que os usuarios possam postar. A moderação torna-se necessaria pois, exite uma gama enorme de pessoas com intenções variadas, com temperamentos, comportamentos e educação diferentes. Sendo assim é inevitavel confronto de ideias e opiniões. Escutamos dizer que o ciberespaço é o lugar do anonimato, facilitando atuações mais descompromissadas e mais livres, mais "audaciosas". O que pode acontecer, mas não como uma regra, e sim como um ponto de partida de uma análise.

    ResponderExcluir