quarta-feira, 24 de novembro de 2010

A Sociedade Reconstrói a Si Mesma.

O fenômeno internet, sem dúvida alguma, figura dentre os feitos mais importantes dos produzidos pelas mãos do homem. Sua relevante importância não se dá apenas por sua notória utilidade como ferramenta de trabalho, lazer ou instrução, mas também por sua imensa capacidade de transformar a sociedade, ou o próprio conceito de sociedade.

No conceito clássico de sociedade uma de suas premissas era reunião de indivíduos geograficamente próximos uns dos outros ainda que seus interesses não fossem absolutamente comuns.

Em nossa nova sociedade, a Sociedade da Informação, os indivíduos libertaram-se das limitações geográficas e passaram a se relacionar muito mais em função de seus interesses e pensamentos do que por suas posições geográficas. Esta “libertação” proporcionou o surgimento de grupos motivados em interagir entre si levando-se em consideração a busca de seus indivíduos por identidade e ampliação de seus horizontes e interesses.

Estes grupos formados por indivíduos que compartilham interesses comuns deram origem ao conceito de Comunidades Virtuais. Estas comunidades utilizam a internet das mais variadas formas possíveis para trocar informações e experiências e estabelecer suas identidades. Mas também estas comunidades além de usuárias são construtoras. Todos os dias novas e inovadoras formas de interagir e trocar informações são criadas. Quando pensamos que a apenas dez anos o e-mail era praticamente a única ferramenta de comunicação e interação na internet, nos espantamos hoje com os Blogs, Videologs, Fóruns, Redes Sociais e etc.

Nossa sociedade está se transformando, mudando vários de seus antigos conceitos, quebrando as barreiras do tempo e do espaço e nos levando velozmente a um novo patamar na escala evolutiva.

Aguardemos as cenas dos próximos capítulos para mais uma vez nos espantar com a inventividade humana.

Sergio Agnelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário