sábado, 27 de novembro de 2010

E eu também consigo acessar?

A maioria dos sites existentes na internet, não estão acessíveis para qualquer usuário.
Alguns desenvolvedores, e projetistas de software esquecem o princípio básico da internet, que consiste em tornar a informação disponível a todo momento para qualquer pessoa.

A internet foi desenvolvida para que os dados fossem compartilhados entre bases militares durante a guerra fria a fim de que em caso de ataque a uma das bases os dados não seriam perdidos. Apesar de ser uma rede fechada a este segmento, o conceito já foi criado desde então, compartilhamento, troca de de dados (informações).

Juntamente com o avanço das tecnologias, surgem novos termos, que para muitos profissionais da área não passam de termos o que é um mero engano.

A acessibilidade surgiu a partir de necessidades especiais de alguns usuários.
Tais necessidades engloba deficiência visual, auditiva, dificuldade com cordenação motora entre outras.
A fim de evitar a exclusão digital foi aprovada uma lei para os sites de gestão pública, (baseada no Artigo 47 do decreto de lei de número 5296 de 2 de dezembro de 2004) que todos os sites desse mesmo gênero tenha acessibilidade para pessoas portadoras que requerem qualquer tipo de necessidade especial, garantindo informações de qualidade e de fácil acesso.

Acessibilidade web: Custo ou Benefício ?
Vídeo feito pela equipe Acesso Digital para mostrar a importância da acessibilidade na web para diversos tipos de usuários

Nenhum comentário:

Postar um comentário