terça-feira, 23 de novembro de 2010

Sociabilidade em Redes Sociais

Redes sociais são grupos específicos na rede mundial que permutam dados, informações por meio de textos, vídeos, fotos etc. Elas são responsáveis por 62 % do tráfego da Internet brasileira e dominam as relações pessoais na rede.




O crescimento espantoso da tecnologia de comunicação nos últimos anos fomentou a rápida ascensão das práticas sociais pela Internet, primeiro com a popularização das salas de bate-papo, depois com ferramentas como fóruns, blogs, fotologs e, finalmente, através dos chamados sites de redes sociais.
Sites de redes sociais são caracterizados principalmente pela exposição pública da rede de conexões de um indivíduo, que mostra aos demais quem são seus amigos e a quem está conectado; e pela construção de representações das pessoas ali envolvidas, assim sendo as redes sociais são, por si, expressões de grupos sociais, de pessoas e instituições que estão permanentemente interconectadas pelas novas tecnologias de comunicação e informação.

A capacidade de criar e compartilhar um perfil pessoal são os recursos mais básicos, essa página de perfil normalmente possui uma foto, algumas informações pessoais convencionais (nome, idade, sexo, local) e um espaço extra para que a pessoa informe suas bandas, livros, programas de TV, filmes, hobbies e Web sites preferidos (possibilitando justamente a formação das - Comunidades Virtuais-). E qual seria o maior fomento para esse crescimento pleno das redes sociais?
A proximidade entre distantes é um dos principais fomentos para a ascensão desenfreada das mídias sociais, este recurso online de encontrar e fazer amigos com membros de outro site.

Para muitos usuários, principalmente aqueles que ficam muito conectados e que fazem parte da chamada Geração Internet, as redes sociais online não são apenas uma maneira de manter contato, mas um modo de vida, muitos dos recursos das redes sociais online são comuns para cada um dos mais de 300 sites de rede social existentes atualmente”

Os sites podem ser úteis para manter amizades separadas pela distância ou pelo tempo e para unir pessoas com interesses comuns. Nas últimas semanas, por exemplo, o Twitter foi acionado pelos iranianos para denunciar, em mensagens curtas e tempo real, a violência contra os manifestantes que reclamavam de fraudes nas eleições presidenciais. Em excesso, porém, o uso dos sites de relacionamentos pode ter um efeito negativo: as pessoas se isolam e tornam-se dependentes de um mundo de faz de conta, em que só se sentem à vontade para interagir com os outros protegidos pelo véu da impessoalidade.

Vários estudos têm reforçado a tese de que os sites de relacionamentos diminuem a solidão social, mas aumentam significativamente a solidão emocional. É como se os participantes dessas páginas na internet estivessem sempre rodeados de pessoas, mas não pudessem contar com nenhuma delas para uma relação mais próxima. As amizades na internet não são sequer mais numerosas do que na vida real.

Em termos corporativos, as redes sociais são ferramentas cada vez mais populares na Internet, cabem as pequenas, médias e grandes empresas utilizar este meio em prol próprio, para sua ascensão e melhoria de imagem pública. Cada vez mais empresas brasileiras estão criando departamentos dedicados exclusivamente a divulgar as suas marcas nas redes sociais na internet, não é de hoje que as corporações buscam explorar as potencialidades da rede mundial para interagir com os clientes. Diversas são as vantagens para utilizar-se das redes sociais com intuito comercial:
- Ótimo canal de monitoramento de negócios
- Relacionamento mais próximo com clientes
- Maior eficácia em captação de reclamações, sugestões
- Canal direto para explanar promoções e produtos

O que chama atenção agora é o caminho que a estratégia vem tomando, uma pesquisa global realizada, revela que atualmente 10% do orçamento em marketing das empresas é direcionado às redes sociais, em cinco anos, essa fatia dobrará de tamanho e segundo pesquisas atuais 7 em cada 10 das maiores marcas do Brasil usam esse modelo de interação com o consumidor. Monitorar o que se diz da empresa na web é um dos pontos cruciais do negócio, ao abrirem espaço para críticas, as empresas transmitem aos consumidores o recado de que, se eles encontram um problema, onde elas irão resolver em um tempo bem mais hábil que se não houvesse essa integração, em outras palavras, esse tipo de tecnologia agiliza os processos de negócios, desde que utilizadas adequadamente.

- Neilson.

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