quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

SEO - Otimização para motores de busca.


Search Engine Optimization (SEO) é considerado pelos Web Development e Web Marketing, como a parte mais técnica do marketing na web. O SEO ajuda na promoção de sites de forma gratuita, sendo é claro, necessário um conhecimento técnico em desenvolvimento WEB.

SEO pode ser definida como a atividade de otimização de páginas Web ou sites inteiros, com o intuito de torná-las mais amigáveis para os motores de buscas, obtendo assim, maior pontuação e tornando o site mais relevante para ocupar as posições mais altas nos resultados da pesquisa.

Uma das principais razões para fazer a otimização de um site, é melhorar, de maneira racional, a visibilidade de um site e de forma gratuita nos resultados naturais dos sites de busca, através de pesquisas orgânicas.

Mesmo aplicando as técnicas necessárias para otimização, isso não garante que o site receberá as melhores notas dos motores de buscas, mais se o site não cumprir as regras básicas do SEO, ele será punido pelos sites de pesquisas com a inclusão do site em uma “Black List” (em português Lista Negra), para não mais, aparecer nos resultados das pesquisas.

Apesar de o SEO ser encarado como Publicidade, aumentando o trafego e a visibilidade do site, exceto quando incluído em resultados de buscas pagas através da compra de palavras chaves, mas, basicamente a Idea por trás das técnicas de SEO é conseguir colocação superior, mostrando que seu site é relevante para um determinado termo da pesquisa e não porque você paga.

SEO pode ser um trabalho rápido ou uma atividade permanente, se um determinado site, realmente quiser estar no topo, é preciso ter uma atenção especial a SEO, dedicar tempo e esforço a isso. É essencial que contrate pessoas especializadas e com grande conhecimento técnico, em otimização para motores de busca e que conheçam quais os itens e os termos de buscas são mais importantes em SEO.

O fator visibilidade na internet é cada vez mais competitivo, então, para ser visto, além de apresenta o conteúdo relevante, é preciso, também, apresentar eficiência como site. O SEO é pratica, devem-se fazer testes para identificar qual técnica é mais recomendada, não há como teorizar sobre a eficiência de uma técnica em SEO a não ser aplicando, efetivamente essa técnica e verificar os resultados nos motores de buscas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário